LIVRO SOBRE FALSIDADE

   LIVRO SOBRE  FALSIDADE

1)A Falsidade e a Mentira

2)Problemas na igreja: …

3)OS falso amigo de paulo

4)A MENTIRA: NÃO COMPACTUE COM FALSOS MESTRES!

5)O que usa de engano não ficará dentro da minha casa


PASTOR CARLOS C DA SILVA

GERÊNCIA EDITORIAL
E DE PRODUÇÃO
Copyright 2013   por   Editora  Central  books
Dados Internacionais de Catalogação Publicação  Digital livro
LIVRO  ÉTICA CRISTà OBREIRO E PASTOR – ÉTICA MINISTERIAL /  Carlos aberto/
São Paulo   04 /04/2013
15  páginas
1, bíblia – sagrada
As citações bíblica utilizadas neste  livro foram extraídas
Da versão Almeida revista e corrigida (ARC), salvo
Indicação especifica, e visam incentivar a leitura das Sagradas Escrituras.
É proibida a reprodução total ou parcial do texto deste
Livro por quaisquer meios (mecânicos,  eletrônicos,
Xerográficos,  fotográficos etc )  indicação da fonte bibliográfica.
Este livro está de acordo  com ortográfica, que entrou em vigor a parti de 2012.
Editora  Central  Digital Books  Ltda
1º edição 2009
Escritor : Carlos Alberto c da silva
Cel: (11)980950932
TEL:  3004-1533  Editora  books
A Books  tem consciência ambiental e só trabalha com empresas que utilizam papel
de reflorestamento, fazendo com que os seus livros não agridam à natureza.
Copyright © 2013 Book

                     PRIMEIRAMENTE  AGRADEÇO  A  DEUS   
                   QUE  TODOS IRMÃOS  POSSA  SER  ABENÇOADO EM NOME DE JESUS.
                                  
INTRODUÇÃO

Infelizmente nossa decaída sociedade, assim como nossa conturbada igreja institucional, sofre deste mal terrível que assola o homem, este desvio de conduta e de caráter maléfico para os relacionamentos entre pessoas próximas, irmãos, amigos, colegas, familiares e etc.

Agir e falar com falsidade nos tempos atuais já se tornou normal para muitos, uma característica que ja se cristalizou na alma daqueles que ao invés de se santificarem, escolheram continuar na prática da injustiça, sujando-se com seus pecados (Ap 22.11). Enganar as pessoas com falsos sentimentos, falsas intenções que a primeira vista parecem boas, falsas palavras doces, e falsos compromissos ja se tornou fator importantíssimo para o alcance de objectivos pessoais dentros de empresas, famílias e igrejas.

Agir com falsidade é algo condenado na Escritura, e os que se utilizam desta "qualidade" para agir astutamente serão lançados fora, pois a Bíblia afirma que os mentirosos não herdarão o Reino do Senhor e não entrarão na Cidade Santa (Ap 21.8, 21.27), a Palavra de Deus recomenda firmemente que os que estão em Cristo se despojem do velho homem, deixando os antigos costumes, entre os quais está a prática da mentira (Cl 3.9; Ef 4.25), apesar de vivermos em um tempo de apostasia em que a mentira é característica fundamental (1 Tm 4.1,2) devemos perseverar na verdade para que façamos diferença em meio a esta geraçao corrupta.

Aquele que vive na prática da mentira esta obedecendo a seu pai, que é o diabo (Jo 8.44), pois ele é mentiroso, enganador, falso e corrupto desde o princípio. Satanás se mune desta poderosa arma para combater a igreja, com suas heresias, modismos, deturpações bíblicas e religiosas, e nós devemos estar atentos em relação aos seus enganos, afim de discernirmos o verdadeiro do falso (2 Co 11.14; 1 Jo 4.1).

O homem necessita de um encontro real com Jesus, com aquele que é a Suprema Verdade, nele poderemos viver abundantemente, sendo verdadeiros e sinceros uns com os outros (Jo 14.6), Ele quer de nós que sejamos pessoas vivificadas e santificadas pela verdade (Jo 17.17) e que nosso parecer no quotidiano tenhamos sempre uma postura definida e sincera em nossos relacionamentos, que seja sim sim, não não, pois o que passa disso provém do maligno (Mt 5.37), não podemos simular um sentimento, uma afirmação, uma atitude, devemos ser transparentes uns com os outros, para que satanás não nos destrua.
1)A Falsidade e a Mentira
A mentira é outro dos pecados mais generalizados de nossa sociedade, a tal ponto que a consciência de muitos cristãos têm se tornado insensível e debilitada com relação ao pecado da mentira. Existem muitas pessoas crentes que crêem "que não se pode viver sem uma mentirinha".
A mentira é covardia para não enfrentar a realidade. O homem se justifica ao mentir; considera que as mentiras são "piedosas" ou "por necessidade" ou ainda para evitar problemas maiores. São justificativas ilusórias e sem fundamentos, pois a falsidade e mentira são imorais e contrárias à conduta que Deus requer do homem.
Que é a Mentira?
Mentira: É uma manifestação contrária à verdade, cuja essência é o engano, e cuja gravidade se mede segundo o egoísmo ou a maldade que encerra. Está proibida pelo  (10 mandamentos) divino (Ex 20:16), e um dos efeitos da conversão ao cristianismo é deixar de mentir (Ef 4:25).
A mentira direta, como a de Ananias e Safira (At 5:4), não é a única forma de mentira. Em algumas ocasiões se trata de meias verdades (que é uma "mentira inteira"), como Abraão disse de sua esposa Sara a Abimeleque: "É minha irmã." (Gn 20:2,12). O propósito é sempre enganar.
Pode ser também uma resposta evasiva, como a que Caim disse a Deus (Gn 4:9); um silêncio como o de Judas quando o Senhor o acusou indiretamente na última ceia (Jo 13:21-30), ou toda uma vida enganosa. "Se dissermos que mantemos comunhão com Ele, e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade" (I Jo 1:6).
A mentira não é um "pecadinho", isto não existe: Os mentirosos irão para o lago de fogo (Ap 21:8).
Hipocrisia: Pretensão ou fingimento de ser o que não é. Hipócrita é uma transcrição do vocábulo grego "hypochrités", que significa ator ou protagonista no teatro grego. Os atores gregos usavam máscaras de acordo com o papel que representavam.
É daí que o termo hipócrita chegou a designar a pessoa que oculta a realidade atrás de uma máscara de aparência.
Deus proíbe e condena a mentira e a falsidade
·         Não devemos enganar, mentir, nem jurar falsamente (Lv 19:11,12); Mt 5:33-37)
·         Deus destruirá o mentiroso (Sl 5:6)
·         Deus aborrece a mentira (Pv 6:16-19; 12:22)
·         Pesos e medidas falsas são abominação ao Senhor (Pv 20:10)
·         As mentiras corrompem o homem (Mt 15:18-20; Mc 7:21-23)
·         Manifesta a relação filial entre o homem e Satanás (Jo 8:43-47)
·         O engano é parte integral da profunda degradação do homem (Rm 1:28-32; sl 58:3; 62:4; Pv 26:24-28; Jr 9:3-6)
·         Devemos rejeitar a mentira (Ef 4:22-25; Cl 3:9; I Pe 2:1)
·         O engano faz a vida infeliz, mas Deus promete bênçãos e dias bons aos homem que fala a verdade (I Pe 3:10; Sl 34:12,13)
·         Deus condena a hipocrisia (Mt 6:2, 16-18; 15:6-8; 22:18; 23:27-28; Rm 12:9; I Tm 1:5-6; Tt 1:16; Tg 3:14; I Pe 1:22; 2:1-2)
·         Deus rejeita a religiosidade (Tg 1:26)
Cristo é o nosso exemplo de verdade
·         Não houve engano na Sua boca (Is 53:9; I Pe 2:21,22)
·         Veio ao mundo para ser testemunha da verdade (Jo 18:37)
·         Estamos "no verdadeiro" (I Jo 5:20)
Cristo, o Senhor, nos ordena a ser absolutamente verazes; "seja a tua palavra sim, sim e não, não" (Mt 5:37). Está preparando para si uma igreja sem mancha e sem ruga ( Ef 5:27), e como discípulos seus e parte do seu corpo, devemos ser absolutamente verazes, francos, sinceros, honestos, honrados; ainda quando tenhamos de sofrer por Sua vontade (1Pe 4:15-19; 3:17; Pv 19:22).
O povo de Deus aborrece a mentira (Sl 119:104, 128,163; Pv 30:8) e rejeita os que a praticam (Sl 40:4; 101:7; 144:11; Ef 5:11), orando para ser guardado da mentira (Sl 119:29; Pv 13:5).
O dano que faz a mentira e o engano.
A mentira anestesia a consciência do mentiroso; torna-o insensível à verdade; a verdade não penetra para uma transformação. A mentira vicia com mais facilidade, já que uma mentira conduz a outra.
A falsidade e a mentira são muito prejudiciais ao relacionamento entre os discípulos de Cristo. Cria a desconfiança, o receio, a incredulidade, a suspeita. Destrói o ambiente de fé, de amor, de compreensão e estimula o ciúme. O senhor nos ordena a rejeitar a mentira em todas as suas formas: falso testemunho, engano, hipocrisia, fingimento, exagero, calúnia, desonestidade, não cumprir os tratos injustificadamente, fraude, falsificação em todas as áreas de nossa vida: lar, trabalho, comércio, igreja, autoridades, colégio, amizades, etc.
A sociedade assentada sobre a mentira e a falsidade está destinada a desmoronar. É preciso edificar uma estrutura moral de veracidade em todas as ordens e escalas da vida: nos governantes e nos governados, nos pais e nos filhos, nos patrões e empregados, nos mestres e nos alunos, nos comerciantes, nos profissionais, nos clientes.
Como se libertar e corrigir-se.
Arrepender-se: mudar de atitude e de mentalidade em relação à mentira e à falsidade. Rejeitar a mentira, eliminá-la da vida. Determinar obedecer a Deus em tudo e viver sempre na verdade. Disciplinar-se até cultivar uma nova atitude baseada na veracidade.
Confessar o pecado: (Pv 28:13-14; 1 Jo 1:9; 2:1) toda a mentira é pecado e deve ser completamente confessada, esclarecendo-se a verdade com Deus e com a pessoa enganada. Quando a mentira constitui um vício arraigado à maneira de viver, deve ser confessada a um irmão maduro, responsável, procurando uma ampla orientação (Tg 5:16).
Exortação (Tg 5:19-20: Gl 6:1-2; Ef4:25) como este pecado afeta as relações entre os irmãos, somos responsáveis uns diante dos outros para corrigir, admoestar, ensinar, etc.

2)Problemas na igreja: …

Nos dias de hoje, a igreja tem enfrentado sérios problemas com relação à disciplina, contenda entre “irmãos”, a falsidade e várias outras coisas que nem se quer passam pela sua cabeça. Apesar da minha pouca idade já vi muitas coisas na igreja que me deixaram muito triste, pois o que pensei que era de um jeito, na verdade era completamente diferente.


Como nos tempos antigos,a igreja ainda passa por sérios problemas entre a sua membresia, e isso é muito prejudicial, pois acaba afastando vários irmãos que poderiam ter um futuro brilhante na expansão do evangelho. Pessoas que poderiam contribuir para o reino de Deus acabam se afastando quando percebem toda a falsidade e hipocrisia que existe (não generalizando, é claro, pois ainda existem justos)

Esses problemas realmente, acredito eu, nunca deixarão de existir, pois sempre vão existir lobos no meio do rebanho, porém, ainda há motivos que sobrepõem esses problemas e nos trazem a confirmação de que podemos vencê-los e continuar a trilhar o CAMINHO.

1. 
Se sua igreja apresenta problemas, pode ser que esteja no caminho certo. Mas como assim?

Se observarmos bem, vamos perceber que uma igreja preguiçosa, pode bem ficar livre de dificuldades e problemas já que não está fazendo algo que combata o reino de satanás, ele nem se importa...e os problemas naquela igreja dificilmente surgirão, pois todos estão acomodados.

Agora uma igreja que é ativa e trabalha verdadeiramente em prol do Reino de Deus, com certeza, vai passar por sérios problemas internos e externos, pois o reino das trevas não vai estar nada satisfeito com o trabalho desta igreja. Então nessa igreja, vale a pena continuar.

2. 
Você precisa da comunhão com outros irmãos

Certa vez Paulo se alegrou ao ver seus irmão em cristo e teve ânimo:
E de lá, ouvindo os irmãos novas de nós, nos saíram ao encontro à Praça de Ápio e às Três Vendas, e Paulo, vendo-os, deu graças a Deus e tomou ânimo.(At 28:15)

Paulo tomou ânimo pela visita dos irmãos romanos. Foi como que um bálsamo de consolação para os longos meses daquela tormentosa viagem. Finalmente, Deus consolava o Seu servo com a presença dos irmãos romanos, confortando e sendo confortado com a doce comunhão fraternal.

Podemos ver através desta passagem o quanto é importante a comunhão entre os irmãos, pois em momentos de desanimo e tristeza um pode ajudar o outro através da sua presença e ajuda, tanto verbal como espiritual (através da oração). A ida a igreja é algo essencial na vida do cristão, pois assim podemos resistir e ter mais forças para continuar essa jornada com a ajuda de outros irmãos.
A obra de Deus não pode parar devido a esses problemas, antes de pensar em desistir você deve refletir em o quanto sua saída será prejudicial para a expansão do reino de Deus e quantas pessoas ainda poderão ser tocadas e conhecerão a Jesus através da sua vida, do seu testemunho.
Não é a existência ou não existência de problemas, então, que determina a força de uma igreja, mas como lida com as suas dificuldades. Amor de uns pelos outros, cuidado mútuo, longanimidade, humildade, amor à verdade, determinação em fazer a vontade de Deus-- estas são as qualidades que fazem uma igreja forte. Elas não podem impedir que problemas se desenvolvam, mas podem capacitar uma igreja a levar seus problemas a soluções aprovadas por Deus.
3)OS falso amigo de paulo
Procura vir ter comigo depressa. Porque Demas me abandonou, amando o presente século (...). Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males (...). Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam (...)” (2 Timóteo 4:9,10,14 e 16).


O apóstolo Paulo foi um dos maiores evangelistas que o mundo já conheceu. Viveu numa época dificílima, onde ser cristão significava pôr em risco a própria vida. Paulo fez extensas viagens missionárias, conheceu diversos povos e culturas, por isso, se tornou um líder destacado do seu tempo. Sua equipe missionária era uma das mais grandiosas. Eram jovens, moços, velhos, mulheres, homens, principalmente. Alguns casados, outros solteiros. Mas todos imbuídos de um só propósito: anunciar a salvação exclusivamente por meio de CRISTO, Aquele que muitos testemunharam dos Seus milagres, enquanto outros só ouviram falar. Os historiadores afirmam que o apóstolo escreveu 13 cartas, denominadas paulinas, tanto dirigidas às localidades como a líderes, além da autoria não comprovada de outros textos. Por amar a obra missionária, sofreu na própria pele inúmeras adversidades, como ele mesmo descreveu na segunda Carta aos coríntios:

“Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um (195 chicotadas). Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de assaltantes, (...) em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, há o que diariamente pesa sobre mim, o cuidado de todas as igrejas” (2 Coríntios 11:24-28). Também foi várias vezes preso em fortalezas e levado a julgamento.

Os judeus eram, como lemos no texto anterior, seus inimigos declarados, embora ele próprio fosse judeu, da cidade de Tarso, na região da Cilícia. Outrora, chamado de Saulo, fora perseguidor da Igreja de DEUS e contribuiu para a morte de Estevão, mártire cristão. No caminho de Damasco, perdera a visão e fora arrebatado espiritualmente aos céus, onde teve um encontro poderoso com CRISTO. A partir dali, quando voltou a enxergar, tornou-se não só um amigo da igreja de DEUS, mas seu grande líder. O testemunho de Paulo, lido ao povo em hebraico, está publicado no capítulo 22 do livro de Atos. Vale a pena relê-lo.

Como afirmei, Paulo tinha inimigos declarados, mas também inúmeros amigos. Alguns deles são citados no início e no fim de algumas cartas escritas pelo apóstolo, cujos nomes são desconhecidos da igreja contemporânea: Febe, servidora da igreja em Cencréia; Priscila; Áquila; Epêneto; Andrônico; Júnia; Amplíato; Urbano; Apeles; Herodião; Asíncrito; Flegonte e tantos outros infinitos nomes, que para nós são também estranhíssimos. Alguns amigos mais próximos; outros, porém, distantes. Quero aqui destacar um nome que aparece em três de suas cartas: Demas.

Nos versículos de abertura de , Paulo, encarcerado, escreve ao amigo Timóteo em tom de desespero: “Procura vir ter comigo depressa. Porque Demas me abandonou, amando o presente século (...). Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males (...). Diferentemente de Alexandre, judeu, que sempre se posicionava contrário às atitudes de Paulo (o mesmo Alexandre é citado também em Atos 19:33 como agitador do povo), Demas é apresentado, em outras cartas, como cooperador de Paulo, ou seja, aquele que, de alguma forma, contribuía para o crescimento do Evangelho: “Saúda-vos Lucas, o médico e amado, e Demas” (Colossenses 4:14); “Saúdam-te Epafras, meu companheiro de prisão em Cristo Jesus, Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores” (Filemom 1:23-24). A grande frustração de Paulo foi ter sido abandonado, nas horas de maior tribulação, por um cooperador próximo. O que levou o “amigo” a abandoná-lo? Demas não suportara tamanhas pressões em ver muitos cristãos sendo perseguidos, presos e mortos. Ele optou por não querer carregar a cruz por amor a CRISTO, como bem nos aconselha o apóstolo Pedro:

“Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre nós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse. Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis” (1 Pedro 4:12-14), preferindo o mundo e a aparente e falsa paz que este mundo oferece. Podemos dizer que ele foi um “amigo” que só queria estar perto do apóstolo em momentos de calmaria ou de regozijamento. Por isso, hoje, aparece na história do cristianismo ao lado de nomes que não souberam honrar o Nome de DEUS. Demas trocou seu bom lugar no reino de DEUS e na história pelo salário que é destinado aos traidores, o mesmo que recebera Judas Iscariotes.

Quando Paulo escreveu as palavras de desespero ao seu filho na Fé, Timóteo, fora preso pela segunda vez na Grécia e levado às pressas para Roma, desta feita como criminoso; ou seja, numa enorme possibilidade de ser morto. E, diferentemente da primeira prisão, não tivera tempo de levar consigo seus livros nem capa para se aquecer. Foi nessa circunstância, extremamente adversa, que fora abandonado por Demas. Paulo reforça: “Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam”. A postura de Demas nos mostra que um falso amigo não resiste às lutas do dia-a-dia. Ele antever situações dificílimas e desaparece de nossa companhia; deixando-nos sozinhos. Não suporta ouvir palavras diferentes àquelas que massageiam seu ego, ainda que seja para o seu benefício. Ele se faz nosso companheiro apenas quando os momentos forem propícios a seus interesses particulares. Amam aparecer à sombra do sucesso alheio. Enfim, um falso amigo não tem fé suficiente para saber que DEUS é Todo-Poderoso para livrar o homem das garras dos leões, como fizera com Daniel à época do Antigo Testamento; dessa forma, mostra-se um covarde na história, que só vive em busca de uma vida de facilidades.

A carta de Paulo a Timóteo também nos ensina algo importantíssimo para a nossa conduta cristã: que devemos manter o testemunho firme, mesmo diante dos gigantes que se levantam contra nós e da solidão. Segurar a nossa mão na de DEUS, nos conservará seguros: “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele e o mais ele fará” (Salmos 37:5).

Paulo foi o melhor exemplo de cristão que já li em toda a minha vida. Assim, o melhor adjetivo que podemos atribuir a ele é de um velho lutador que não desiste da batalha e em nenhum momento se acovarda frente às adversidades. Antes, mantém a sua fé: “mas o Senhor me assistiu e me fortaleceu para que por mim fosse cumprida a pregação, e a ouvissem todos os gentios; e fiquei livre da boca do leão. E o Senhor me livrará de toda má obra, e me levará para o reino celestial (...)” (2 Timóteo 4:17-18). Imaginemos um velho lutador, marcado por cicatrizes, preso a algemas num recanto sombrio, erguendo os olhos até encontrar uma pequena abertura no telhado, de onde saía uma luz poderosa, e concluir como num último soluço: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada (...)” (2 Timóteo 4:7-8). O combate de Paulo deve ser sempre o combate de todo cristão...

4)A MENTIRA: NÃO COMPACTUE COM FALSOS MESTRES!

"Não suporto as pessoas falsas, mas amo a tua lei." (Salmos 119:113)

Não podemos de fato amar a Palavra de Deus sem aborrecer o pecado.

ABOMINE A MENTIRA

"Abomino e detesto a mentira; porém amo a tua lei." (Salmos 119:163)

A FALSIDADE ESTÁ EM GUERRA CONTRA O DEUS VERDADEIRO

Seja fiel, o Senhor se deleitará em ti: - "Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite." (Provérbios 12:22)

O caráter e as atitudes auto-revelados de Deus provêem um forte motivo para a verdade.

ABORREÇA A MENTIRA
"O justo aborrece a palavra de mentira, mas o ímpio é abominavel e se confunde." (Provérbios 13:5)
O justo prefere sofrer por falar a verdade do que evitar o sofrimento usando de mentira. Tais pessoas sabem que mentir por hábito é pecar contra o Senhor, que viver desse modo é excluir-se do reino de Deus.

Os fiéis estarão sempre com o Senhor: – "Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá. O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos." (Salmos 101:6-7) 

Assim como Davi procurava homens fiéis, Deus está a procura de homens integros, para estarem na eternidade com Ele.

Além de expulsar o mal, é necessário reunir e organizar o bem.

O DIABO É O PAI DA MENTIRA

"Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." (João 8:44)

A indiferença para com o pecado da mentira é um dos sintomas mais claros da impiedade de uma pessoa. Tal pessoa ainda não nasceu do Espírito e está sob a influência de satanás, como seu pai espiritual.

DEIXE A MENTIRA E FALE A VERDADE
"Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros." (Efésios 4:25)
A VERDADE

Como membros uns dos outros: - "Assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros." (Romanos 12:5)

Temos que evitar a falsidade em palavra: - "Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos." (Colossenses 3:9)

E em ação: - Onde o denota "manter" ou "viver a verdade" em face do erro induzido por astúcia.

Tudo é possível àquele que é instruído na verdade em Jesus. 

"Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira." (Apocalipse 22:15)

(Estas palavras solenes devem servir de advertência a todos que, inclusive na igreja, acham que Deus tolera a mentira e o engano.)

Não tome decisões fora do que é verdadeiro e justo: - "E, levantando-se toda a multidão deles, o levaram a Pilatos."(Lucas 23:1)    


Ele tornou-se o símbolo dos que tomam decisões religiosas à base da conveniência política, e não a base da verdade e justiça. Todo crente deve tomar cuidado para não transigir com a palavra de Deus.

Ele deve tomar posição por aquilo que é justo, e não por coisas que servirão apenas a suas ambições egoístas.

Não comungue com obras das trevas: - "E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas, antes,  condenai-as." (Efésios 5:11) 

Aquele que é em tudo leal a Cristo, não pode ser neutro, nem manter silêncio quanto as obras infrutuosas das trevas e à imoralidade. Deve sempre estar pronto a desmascarar, repreender e denunciar o mal em todas as suas formas. Bradar sinceramente contra toda a iniqüidade é odiar o pecado, tomar posição com Deus, contra o mal e permanecer fiel a Cristo, o qual também denunciava as obras das trevas.

Viva para agradar a Deus: - "Porque persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo." (Gálatas 1:10)

Todos os crentes no Evangelho de Cristo devem ter como alvo, assim como Paulo o tinha - agradar a Deus, mesmo que isso importe em desagradar alguém.

Odeie o mal e ame o Senhor: - "Odeiem o mal, vocês que amam o SENHOR, pois Ele protege a vida dos seus fiéis e os livra das mãos dos ímpios." (Salmos 97:10)

Também devemos sentir profunda aflição quando o pecado e a imoralidade são tolerados na casa de Deus.

Coopere com ministérios sérios: - "Quem recebe um profeta na qualidade de profeta receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo." (Mateus 10:41)

Por outro lado, não devemos apoiar, assistir ou cooperar com pastores e pregadores que não proclamam a verdade de Deus de conformidade com a revelação do Novo Testamento, ou que não vivem uma vida piedosa, segundo os padrões justos de Deus. Se apoiarmos tais pessoas, participaremos do juízo que virá sobre elas.

Fuja da hipocrisia e dos falsos mestres: - "E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. Mas ai de vós , escribas e fariseus, hipócritas! Pois que fechais aos homens o Reino dos céus; e nem vós entrais, nem deixais entrar aos que estão entrando." (Mateus 23:12-13)

Cristãos que, em nome do amor, da tolerância, ou da união, não procedem nesses casos como Jesus, quanto aos que corrompem os ensinos de Cristo e das Escrituras, participam das más ações dos falsos profetas e mestres.

A mentira cauteriza a consciência: - "Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência." (1 Timóteo 4:2)

Muitos crentes se desviarão da fé porque deixarão de amar a verdade e de resistir às tendências pecaminosas dos últimos dias.

Seja um exemplo: - "Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza." (1 Timóteo 4:12)

O pastor, antes de mais nada, deve ser um modelo de fidelidade, de pureza e de perseverança no viver religioso. Somente deve ocupar o cargo de pastor da igreja, o homem do qual a igreja possa dizer aos seus membros: este obreiro tem uma vida cristã digna de ser imitada. 

Ame o que é justo e verdadeiro: - "Amaste a justiça e aborreceste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros." (Hebreus 1:9)

O Senhor Jesus aborrece a iniqüidade, o mesmo devemos fazer.
Não basta o crente amar a justiça; ele deve, também, aborrecer o mal.

Cuidado para não fazer parte das más "obras": - "Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras." (2 João 10,11) 

Deus proíbe o crente de apoiar ou sustentar financeiramente o trabalho de tais mestres e de participar do mesmo. Isso seria participar com eles na oposição a Deus e à sua palavra e ser passivel da mesma condenação dos ensinadores que transigem com a verdade.

Neemias 12:3 Quando os israelitas ouviram a leitura dessa lei, eles expulsaram os estrangeiros do meio deles.
Após aproximadamente 400 anos o Povo de Deus ficou no Egito. Devido a grande contribuição que José deu ao mundo naquela época (a excelente gestão de José nos 07 anos de benção e 07 anos de seca) os israelitas tiveram reconhecimento e seu espaço entre os Egípcios. Porém, tempos depois que José havia morrido, os novos faraós aos poucos foram esquecendo do que José havia feito. O povo de Deus estava crescendo muito e os egípcios começaram a oprimir o povo de Deus. Deus então levanta Moisés para resgatar o povo do Egito e levar para a terra prometida. Durante a viagem no deserto, o povo de Amom e o de Moabe não haviam dado comida nem água aos israrelitas, ao invés disso, cheios de inveja, pagaram para Balaão amaldicioar o povo de Deus, porém Deus virou a maldição em benção.
Por volta de 500 aC Jerusalém estava sendo reconstruída, e na ocasião da inauguração das muralhas a lei foi lida, inclusive o trecho que dizia que: “nunca seria permitido que nenhum amonita ou moabita se juntasse ao povo de Deus.”
Se não for ajudar, não atrapalhe.
A obra do Senhor precisa ser feita com amor e união entre os irmãos. Ainda existem pessoas que ficam com inveja e querem atrapalhar o crescimento da obra de Deus, colocando um irmão contra o outro, levantando fofocas, falsidade e até plantando maldição. Muitos outros são tão orgulhosos que acham que a obra não vai para frente sem sua presença.
Assim como foi ná época de Neemias, todos aqueles que estiverem atrapalhando a obra do Senhor serão retirados do meio do povo de Deus. Olha o que diz o o salmista:
Salmo 101:7 O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos.
Meu irmão, se você faz a obra do Senhor com amor e está sendo perseguido, fique tranquilo, o Senhor irá trabalhar ao seu favor, e no final a luz vai prevalecer. Assim como Deus expulsou no meio do seu povo aqueles que queria ver sua desgraça Deus irá tirar do meio do seu povo hoje todos aqueles que lutam contra a Obra.

ASSEMBLÉIA DE DEUS
(11)980950932   PASTOR  CARLOS  ALBERTO C DA SILVA

AGRADEÇO A DEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário