LIVRO REVERÉNCIA NA CASA DE DEUS

LIVRO REVERÊNCIA NA CASA DE DEUS


1)Reverência e obediência no culto                                                             2)A FALTA DE REVERENCIA NOS NOSSOS CULTOS EVANGÉLICOS
4)Reverência ao Senhor
5)A reverência e o celular na igreja
6)REVERÊNCIA AO SENHOR JESUS
7)A ética cristã no culto a Deus no templo
8)ÉTICA NA IGREJA  DO SENHOR JESUS

PRIMEIRAMENTE  AGRADEÇO  A  DEUS                                                                                                                                                                                                 QUE  TODOS IRMÃOS  POSSA  SER  ABENÇOADO EM NOME DE JESUS.

PASTOR  CARLOS ALBERTO C DA SILVA
Celular: (11)946754007   TEL:  3004-1533  Editora  books
A Books  tem consciência ambiental e só trabalha com empresas que utilizam papel
de reflorestamento, fazendo com que os seus livros não agridam à natureza.
Copyright © 2014Books

Eclesiastes 5.1 “Guarda o teu pé quando entrares na casa do teu Deus!”

-Introdução Vivemos em um tempo que as pessoas procuram lazer, entretenimento e:                                                                                                irreverência para se distrair e relacionar com pessoas interessantes. Mas quanto ao culto, até que ponto pode ser descontraído? Creio que o culto deve ser espontâneo e alegre sem perder o respeito que lhe é devido.
Quando você comparece diante de uma autoridade, se preocupa em como se comportar, não se atrasando, vestindo-se adequadamente, escolhendo palavras e cuidando do tom de voz. Será que diante do Rei dos reis não deveríamos ter ainda maior respeito? Claro que sim, pois Jesus merece sempre o melhor.

1)Reverência e obediência no culto

Como ser reverente no culto?
Vamos aprender algumas coisas que precisamos num culto:
1- ORAÇÃO: Mateus 21.13 “A minha casa será chamada Casa de Oração
A coisa mais importante num culto é a oração. Se não tiver oração é apenas uma reunião qualquer. A oração invoca a presença de Deus no culto e leva as pessoas a sentirem perto de Deus.
O propósito do culto é falar com Deus e ouvir sua voz. Quando outras atividades como apresentações e piadinhas começam a ocupar muito tempo do culto, em detrimento ao tempo necessário de oração, o culto começa a perder seu propósito.
A oração é prioridade em seu culto?
Um culto verdadeiro é cheio de oração!

2- SILÊNCIO: Habacuque 2.20 “O SENHOR, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra”
A segunda coisa importante no culto é o silêncio. A palavra de Deus diz que há“tempo de estar calado e tempo de falar” (Eclesiastes 3.7). Durante o culto é desnecessário conversar com qualquer outra pessoa que não Aquele a quem você está orando que é Deus.
Interessante que num cinema ou teatro, incentiva-se o silêncio e as pessoas obedecem em respeito umas às outras. Na Igreja precisa-se de um respeito ainda maior. Evite conversas durante o culto, desligue seu celular ou qualquer outro meio de comunicação. Avise quem está perto de você que precisa estar ligado em tudo que acontecer.
Você conversa durante o culto?
Dedique sua voz somente ao Senhor cultuando a Ele!

3- CONCENTRAÇÃO2 Coríntios 10.5 “e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”
Outra coisa muito importante no culto é a concentração. Para melhor aproveitamento do culto é preciso que todos estejam atentos num foco para a mensagem. Cada um deve esquecer um pouco as coisas que estão lá fora para sentir a presença de Deus.
O ambiente da Igreja deve ser tal que evite distrações. Como aconteceu com Isaías que chegou ao templo e viu que “as abas de suas vestes enchiam o templo” e “a casa se encheu de fumaça” (Isaías 6.1e 4), assim a presença de Deus deve preencher totalmente nossa atenção. É imprescindível que haja um clima de adoração.
Você consegue se concentrar no culto?
Dedique toda sua atenção durante o culto!

4- REFLEXÃORomanos 12.1 “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional
Além da oração, do silêncio e da concentração também é importante a reflexão durante o culto. Quando vamos ao culto, devemos aprender alguma coisa útil para a vida. Muitas pessoas não conseguem lembrar o que o pregador falou mesmo após o culto. Isso é porque deixam sua mente adormecer durante a mensagem.
O psicólogo Augusto Cury argumenta que a geração moderna sobre de SPA – Síndrome do Pensamento Acelerado. As pessoas são ativistas, mecânicas e não conseguem ficar paradas e refletir.
Você medita durante o culto?
Aproveite para refletir e ouvir a voz de Deus!

Seja reverente no culto!

Ajude na reverência aos cultos:
1.    Chegue mais cedo à igreja e procure se assentar no melhor lugar.
2.    Não se esqueça de cumprimentar aos irmãos.
3.    Dobre seus joelhos e ore em antes de tudo.
4.    Esteja em oração e reflexão antes de começar o culto.
5.    Não ande no templo durante a oração ou leitura da Bíblia.
6.    Evite conversar durante o culto.
7.    Desligue o celular ou no mínimo coloque no silencioso [pressionando #]. Se realmente precisar atender, saia do templo.
8.    Não leia  a Bíblia enquanto o pregador ou dirigente estiver falando a menos que este peça para ler.
9.    Siga as orientações do dirigente, se levantando ou se ajoelhando quando for pedido. Se esforce para cantar mesmo que a música não seja conhecida.
10.     Evite sair antes de terminar. Peça aos familiares e amigos para não te chamar durante o culto.
11.     Ajude as crianças e entenderem a seriedade do que está sendo feito no culto.  Ensinando-as a prestar a devida atenção assentadas junto com os pais.
12.     Seja receptivo aos visitantes cumprimentando-os, se assentando junto e compartilhando a Bíblia e hinário.

1)A FALTA DE REVERENCIA NOS NOSSOS CULTOS EVANGÉLICOS
Nos dias atuais, fato que lamentamos profundamente  muitos evangélicos, em, praticamente, todo o território nacional, perderam completamente o temor do Senhor. Conversam, e conversam sem a maior cerimônia durante boa parte dos cultos, obrigando muitas vezes o Pastor a interromper a pregação e chamar a atenção dos faladores e faladoras. Não importa o bio tipo; Podem ser crianças, adolescentes (principalmente) e Adultos.

Há infelizmente muitos crentes que não sabem manter uma atitude correta perante o Senhor, no seu santuário. Esquecem-se que o culto é um encontro de Deus com seu povo Hc. 2:20, é necessário reverência. São meros assistentes, por conseguinte, jamais chegam as bênçãos que o Senhor reserva aos que realmente o cultuam.
Esta falta de reverência tem chamado até a atenção de pessoas ímpias que participam dos cultos como convidados dos próprios crentes irreverentes e mal educados. Contudo, a conversa em local e tempo inadequados não é o único pecado praticado por tais crentes.
Ações negativas como essas citadas, fazem com que muitos ímpios hesitem em aceitar "Jesus" quando convidados pelo Pastor no final do culto.
Muitos pregadores sofrem com a falta de educação doméstica de `` muitos crentes `` (meros religiosos) que passam a maior parte da pregação do Evangelho lendo revistas, folheando a Bíblia e desenvolvendo atividades impróprias para o momento e também falando ao celular.
Os maus exemplos assumem proporções insuportáveis e muitos pregadores sentem um profundo mal estar ao pregarem diante de certos `` irmãos `` (maus crentes). Infelizmente, muitos Pastores, com medo de críticas ou de perderem os seus ministérios, deixam as coisas como estão e os verdadeiros cristãos infelizmente sofrem com as merecidas críticas de evangélicos e pessoas de outra fé.

Tudo isto evidencia que hábitos pecaminosos estão assumindo proporções assustadoras e a reverência na casa de oração é uma coisa do passado para milhares de crentes sem educação doméstica. O caso requer uma boa reflexão da parte dos líderes evangélicos brasileiros. 
Outra coisa que tenho observado é que alguns irmãos atendem seu 
celular em pleno de Adoração ao Senhor JESUS. O problema é que toda vez que toca aquela musiquinha que a maioria dos celulares tem, a atenção do culto fica desviada para o tal irmão que está recebendo a chamada. Isso é ou não é falta de reverência ao Senhor JESUS???
Objetivo do culto:
O objetivo do culto é adorar e louvar ao nosso Deus. A adoração também envolve a mente. Dianóia, que, em grego, significa a capacidade de pensar e refletir religiosamente. 1Jo 5.2-10; Ef4.18; Mt24.15. 


A Reverência no culto:
Agora vamos falar sobre como se portar em um culto.
2.1 A maneira correta de prestarmos um culto ao Senhor é com o espírito reverente. Hb12.28 usa o termo “assauleutós” (inabalável)
2.2 O senhor Jesus, através do Espírito Santo está presente no culto. Mt 18.20
2.3 Indicações bíblicas para um culto reverente.
Sem a verdadeira adoração a Deus, não há verdadeiro culto. Jo 4.23
3 As atitudes irreverentes no culto a Deus.
3.1 Desatenção no culto: Falta de atenção no culto é o mesmo que falta de consideração. A atitude mental de quem cultua a Deus é diferente daquela de uma pessoa que esteja numa festa tumultuosa, entregando-se à uma alegria mundana Dn 5.2-3
3.2 Movimentação desnecessária.
Não só de crianças, mas também, de adultos. Infelizmente este não alcançaram ainda maturidade espiritual. Por isto Paulo descreve o resultado em 1Co11.30
O crente que não cresce espiritualmente, prejudica o culto com sua frieza e indiferença 1Co 14.15
Pontos a considerar:
4.1 Deus é Excelentíssimo Santo, digno da mais alta e absoluta honra e louvor. Is61-3

Ética Cristã no Culto a Deus

"Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. E falem dois ou três profetas, e os outros julguem. Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro." I Co. 14:26-30

O culto é como uma gota de orvalho em busca do oceano do amor divino; é uma terra sedenta clamando por chuva. Dado a importância do culto, devemos procurar conhecer suas bases e essência, bem como a necessidade da reverencia ética do culto.

2) reverência no culto na vida de muitos cristãos.

 

Acredito ser um grande problema existente na Igreja de Cristo nos dias de hoje, que causa preocupação para nossas lideranças, é vermos que o temor e a reverência ao Senhor, são sentimentos que estão morrendo na vida de muitos cristãos.
1)a Igreja  tem crescido em número de membros. Isso é bom, porque o crescimento faz parte da dinâmica de uma Igreja. Mas, devemos observar que a medida que o rebanho fica maior, intensificam-se  os problemas.
O zelo pela ordem e reverencia no templo nos momentos do culto, é uma das necessidades de nossa comunidade. É acerca desse assunto que especificamente quero tratar nesta ocasião seguintes informações:
  • Existem pessoas que ficam fora do templo conversando, em vez de cultuarem a Deus.
  • Há pessoas que pessoas que vão ao bebedouro ou banheiro inúmeras vezes durante o momento do culto dentro da Igreja.
  • Existem pessoas que não tem respeitado as autoridades espirituais constituídas por Deus sobre esta Igreja. Por exemplo, existem pessoas que não obedecem aos diáconos quando estes pedem que entrem para o templo.
É sempre um desafio manter a ordem no culto público; a desordem ao contrário se multiplica com muito mais facilidade em nossas vidas, porque nossa tendência carnal é pecar contra Deus, por causa do assedio do pecado dentro de nós.

2)   Quero lembrar àqueles que gostam de conversar no templo as palavras do profeta Habacuque no capitulo 2:20: “O SENHOR, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.” E ainda em Eclesiastes 5:2:   “Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus……”.

Tenhamos cuidado com as palavras que são pronunciadas por nós no momento de Culto e adoração ao Senhor.
Pense e reflita: O que temos falado neste lugar? Falamos da vida de outros? Conversamos assuntos que fogem completamente da adoração? Atendemos ao celular dentro da Igreja e ficamos falando ao telefone bem alto durante o culto? Falamos ou zombamos de quem esta a frente da igreja cantando ou ministrando a palavra?
Lembre-se do que Deus afirma: “Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus…”.
Quero ainda lembrar àqueles que perderam no falar a reverência, o que Jesus diz em Mateus 12:37: “…..porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.” Tiago, em seu livro Cap. 1:19 fala assim: Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para “ouvir”, tardio para falar”, tardio para se irar”.

3)   Para aqueles que gostam de ficar transitando para dentro e para fora da Igreja várias vezes durante o culto, quero lembrar o que diz o Senhor no livro de Eclesiastes Cap. 5.1: “Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus, chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.

tem  pessoa que vai 8 vezes ao bebedouro, durante o culto que demora menos de duas horas. Eu duvido que em uma casa, durante duas horas, uma criança ou um adulto beba tanta água assim. Mas na Igreja, casos assim já aconteceram.
Se a nossa sede da presença de Deus em nossas vidas, fosse tão intensa como a de um alguém que vai ao bebedouro 8 vezes, não haveria frieza espiritual dentro de nós.
Tenho recebido informações de que pessoas tem ficado fora do templo durante cultos conversando, e ao serem convidados para entrar alguns dizem aos diáconos que estão com calor outros não fazem caso e permanecem onde estão.Isso me preocupa. No mundo perdido em que vivemos, tem gente que vai para o lugar e mesmo escada da igreja que funcionam em locais abafados, e ali passam horas conversando, e na igreja alguns dos que se dizem crentes, não conseguem ficar menos de duas horas em comunhão com Deus através do momento de culto.
. Tem muita gente que enfrenta o calor e o cansaço em troca de seu salário, mas muitos cristãos reclamam da cadeira que é dura, da falta de um ar condicionado, reclamam do louvor, enfim reclamam de tantas coisinhas insignificantes, que esquecem o principal: estão dentro do templo para adorar.
Pense em Jesus e especificamente agora, no seu sacrifício na cruz. Jesus suportou durante horas a dor, os pregos em seu corpo e o calor intenso que o fez ficar desidratado. Será que é um tão grande sacrifício para mim ficar dentro do templo e cultuar a Deus de todo o meu coração?
Não imite nesta igreja, o exemplo negativo de alguns que tem perdido tempo com “sacrifícios tolos”. Lembre-se que este é um lugar onde devemos os priorizar a adoração. “ Guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus; chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.
Não desejo magoar a qualquer membro, que é por nós amado em Cristo Jesus. Mas, ao contrário, nosso desejo é mostrar com muito cuidado o quanto precisamos mudar no que diz respeito à “reverência”. Para isto acontecer precisamos de arrependimento de pecados.
Não precisamos esperar a chegada de Jesus para mostrar com ensinamentos, como deve ser o procedimento de cada irmão. Gostaria sim, como ajudar melhorar a conduta de muitos no corpo de Cristo. Assim evitaríamos a prática de inconveniências dentro e fora do Templo.
Um engenheiro aeronáutico disse certa vez: Um grande avião com toda a sua tecnologia poder cair por causa de um detalhe que não foi corrigido ou observado. Apenas um pequeno detalhe corrigido a tempo, pode salvar ou dizimar vidas.
A Igreja tem muitas qualidades positivas. Mas, são os pequenos detalhes que podem comprometer o sucesso das grandes realizações espirituais que Deus tem para as nossas vidas.

3)Reverência ao Senhor

Hb 12.12-29

Vivemos na era da irreverência. Tudo pode ser zombado, satirizado e distorcido. Há uma urgente necessidade de resgatarmos o respeito e reverência para com Deus e Sua palavra.
Reverência significa: Respeito às coisas sagradas; respeito, veneração.

Por que ter reverência?

Porque Deus É SANTO (Sl 111.9; Is 6.3; 40.25; Ap 15.4)

Se estamos na presença de um Deus Santo, o momento é de respeito (Ec 5.1). A visão da santidade de Deus proporcionou a Isaías uma idéia de sua própria pecaminosidade (Is 6.1-5). O profeta reconheceu suas imperfeições de caráter, elas se tornaram mais evidentes, diante da contemplação de um Deus santo.
Ao tomarmos consciência que estamos na presença de um Deus Santo, nós, pecadores, devemos  temer (Lc 5.8; Jó 42.5,6; 1 Sm 6.20; Mt 17.6).
A principal característica da essência de Deus é a sua santidade. Ele é santo (Hb 3.3). A santidade é o atributo de Deus, enquanto separado e elevado acima de tudo o que é comum e criado (Is 40.25).
Os ídolos não são nada, mas Deus exige reverência (Hc 2.19,20)
Por que vemos mais reverência no lugar onde se adoram ídolos do que onde se adora ao Deus vivo?
Outras religiões, mais reverentes que nós - budismo, islamismo.

A casa de Deus é santa (Sl 93.5). O Lugar onde Deus está se torna santo (Ex 3.5; Js 5.15)
Muitos estão agindo como Jacó, ignorando a presença divina onde estão (Gn 28.16,17)
Sempre que formos ao culto congregacional, devemos imaginar a grandeza e a majestade de Deus, e com certeza a nossa adoração será diferente!

O mesmo temor e reverência a Deus exigido no AT, são requeridos da igreja No NT:
A Bíblia nos ordena que sirvamos ao Senhor em reverência (Hb 12.18-29).
As igrejas eram edificadas andando no temor do Senhor (At 9.31)
Pedro nos recomenda: “Andai em temor na vossa peregrinação” (1Pe 1.17)
Temer a Deus é compreender quão grande, poderoso e santo Ele é, em contraste como nossa pequenez, fraqueza e quão diferentes de Cristo nós somos (Hb 2.9).

Devemos ser reverentes diante de Deus porque somos criaturas e Ele é o Criador (Sl 33.6-9; 96.4,5; Jo 1.9)
Devemos ser reverentes porque reconhecemos nossa situação pecaminosa e Sua Santidade.
Devemos ser reverentes porque apesar de termos pecado, a cruz de Cristo nos alcançou e esse infinito amor nos constrange (Rm 11.20).

Dar toda a nossa atenção ao Senhor

Devemos estar no culto com toda a nossa atenção voltada para o Senhor. A nossa atenção geralmente está presa à importância que damos às coisas. Quando valorizamos, prestamos muita atenção. Ex.: TV, palestras, etc. O fato de muitos estarem desatentos na igreja é um sinal que não valorizam a Deus?

Cornélio e sua casa estavam diante de Deus, atentos (At 10.33)
Consideramos a presença de Deus em nossos cultos? Estamos conscientes que estamos diante de Deus? Agimos de acordo com essa consciência?
A Palavra é de Deus ou de homens? (1 Ts 2.13) Se é de Deus, prestamos a Ele a reverência devida, quando ouvimos Deus falar?
Estamos desejando a Palavra, como meninos desejam o leite? (1 Pe 2.2). Bem-aventurado o que tem prazer na Palavra do Senhor (Sl 1.2)

Às vezes a presença do Convidado principal da noite é ignorada. Em muitas ocasiões, participamos dos cultos apenas "de corpo presente". Em outras situações, participamos em "espírito, alma e corpo", mas preferimos colocar a conversa em dia com irmão ao lado, reclamar da pregação que está muito longa ou dar uma voltinha lá atrás da igreja para esticar as pernas. Na igreja devemos ouvir Deus falar e conversar somente com Ele (Ec 5.2).

Se os crentes, ao entrarem na casa de oração, o fizessem com a devida reverência, lembrando-se de que se acham ali na presença do Senhor, seu silêncio redundaria num testemunho eloqüente. Os cochichos, risos e conversas, que se poderiam admitir em qualquer outro lugar, não devem existir na casa em que Deus é adorado.
Quando mostramos reverência, o inimigo é envergonhado (Tt 2.7,8). Quando não, envergonhamos a igreja (1 Co 11.22)

Reverência e obediência

Não há dúvida de que se amarmos a Deus, teremos reverência, e reverência significa mais do que dar louvores ou ajoelhar-nos quando oramos. Na verdade, não podemos reverenciar a Deus sem obedecer-Lhe. Muitos aceitam facilmente a Jesus como salvador, mas nem todos querem aceitá-Lo como o Senhor de suas vidas (Jo 14.21; Ec 12.13; 1 Jo 2.4).
Reverenciamos a Deus quando o honramos, obedecendo à Sua Palavra e não somente dando-lhe glórias com os lábios (Is 29.13; Sl 112.1; 119.63; Pv 16.6).

Reverência ao nome do Senhor

O nome de Deus é Santo e devemos ter cuidado em honrá-lo (Ex 20.7).
Quando invocamos (chamar, suplicar, conjurar, recorrer a, apelar para) o nome de DEUS, estamos nos referindo ao maior Ser de todo o Universo, Aquele que criou todas as coisas, que tem poder para mantê-las.
Entre os modernos judeus ortodoxos o nome do Senhor é considerado tão sagrado que se considera blasfêmia pronunciá-lo. Hoje eles costumam chamar o Senhor de Hashem, que em hebraico significa simplesmente “o Nome”.
Muitos não reverenciam o nome do Senhor, usando-o em juramentos e impropérios (Lv 19.12).
Alguns tomam o nome de Deus em vão na sua linguagem frívola e insincera dizendo: "se Deus quiser..." quando não manifestam nenhum respeito pelo que Deus quer (Tg 4.15,16; Mt 7.21).

Comportamento e aparência

Diante da santidade de Deus, devemos mostrar reverência em nossa aparência, não expondo o corpo em sensualidade e desrespeito. No AT, os sacerdotes não deviam expor o corpo na oferta a Deus (Ex 20.24-26; 28.42-43). Será que Deus mudou? Ou Sua santidade exige dos crentes que se mostrem reverentes em sua aparência diante Dele?
A nossa santidade começa no interior, mas transborda para o exterior (1 Pe 3.3-5; 1 Tm 2.9,10; Mt 23.26). Não devemos buscar somente a santidade aparente, mas também não podemos crer que uma vida santa tenha a aparência de uma depravada, em trajes sensuais, sem pudor ou respeito.

Orientações para os crentes

Não esperar o culto começar para depois entrar na igreja.
Não sentar na extremidade de um banco desocupado, de maneira a impedir a entrada de outros, nem ficar mudando de lugar.
Não entrar e nem se retirar durante uma oração ou leitura bíblica.
Se tiver de entrar depois do inicio do culto, não parar para cumprimentar, entrar discretamente e tomar ali mesmo a resolução de não se tornar um retardatário habitual.
Não ficar conversando na entrada ou nas dependências durante o culto.
Não sentar-se sem orar. Não interromper a oração para passar. Não ficar de olhos abertos observando. Não movimentar-se. A oração é atividade básica da igreja (Mt 21.13).
Os pais devem manter o controle de suas crianças, dando água e levando ao banheiro em casa.
Na hora da leitura da Bíblia, momento solene, de pé, sem movimentação e conversas.
Durante a pregação, mostrar concentração e atenção reverente.
Evitar movimentação durante o culto, mesmo para resolver assuntos da igreja.

5)A reverência e o celular na igreja

gostaria de tratar aqui de algo que considero grave: gente na igreja com aparelho de celular ligado e, pior, tocando. Bem amigo, particularmente, não consigo me acostumar... Celular tocando durante o culto me incomoda profundamente. 

Tenho observado que em quase todos os programas da igreja tem celular tocando. O que acontece com esse povo? Levar o aparelho para o templo já é um enorme desrespeito. Mantê-lo ligado, uma agressão. Agora mantê-lo ligado sem estar no vibracall é algo que não consigo adjetivar.
Reverência... Nosso povo tem faltado com a reverência a Deus. Tem gente que parece achar que está num clube. Conversa o tempo todo, desloca-se pelo templo sem a mínima preocupação em estar ou não tirando a atenção dos outros e, com a dependência doentia do celular, mantém o aparelho ligado durante o culto.

Sinceramente não sei o que essas pessoas fazem na igreja. Vão lá fazer o quê? Tenho certeza que não é adorar a Deus. O verdadeiro adorador é reverente. Logo, não levaria o telefone para a igreja. E se fosse imprescindível carregar o equipamento, teriam ao menos um pouco de bom senso: manteriam o celular no silencioso.

Cito apenas dois exemplos... Se você vai a uma entrevista de emprego e seu celular toca, certamente terá dificuldades para conquistar a vaga. É um ato de desrespeito com seu interlocutor. Se você via a uma audiência com um juiz, além de manter o celular desligado, procura vestir-se adequadamente e evita até movimentos bruscos. Por que na igreja é diferente? Por que a pessoas respeitam homens, mas tratam Deus como se fosse qualquer  coisa”?

 . Mas não consigo acreditar que Deus se sente confortável em notar tamanha irreverência em nossos templos. Não consigo ver Deus tolerando o toque de celulares durante a adoração. Vigia com você  mesmo

6)REVERÊNCIA AO SENHOR JESUS

Ler a  Bíblia
Sofonias: 1.7
Habacuque: 2.20
1 Coríntios: 3. 16
Marcos: 11. 17
Isaías: 40 12 ao 31

Reverência em Nossas Vidas

No dicionário Aurélio, conseguimos descobrir o que realmente significa REVERÊNCIA: respeito/ marcado pelo temor nas coisas sagradas/ acatamento/ veneração.

Precisamos ter reverência nas nossas atitudes. Como isso acontece? Precisamos ser organizados com os nossos afazeres do dia-dia. Exemplo: sempre deixar a nossa casa arrumada, o nosso quarto, organizar bem o nosso tempo e as nossas decisões precisam ser baseadas na vontade de Deus. Porque isso? Simples fato que quem vive em nós é Deus, o simples fato de você estar respirando é porque Deus permitiu. Cada detalhe em nossas vidas é Deus que autoriza e permite acontecer. Assim a Deus devemos tudo, então toda honra e toda glória é para o Senhor Jesus.

Nosso corpo é santuário de Deus, e é por isso que temos Jesus conosco o tempo todo e mesmo assim muitas vezes esquecemos a importância que deve ter a reverência de Deus em nossas vidas. Pois Deus está presente no nosso ir e vir, então devemos tomar cuidados em nossas atitudes, decisões e maneiras de se viver a vida.

A intimidade que temos com Deus e a misericórdia e o amor que Deus tem por nós, não nos dá o direito de nos portarmos de qualquer maneira. Vivemos debaixo da graça do Senhor e fomos criados por Deus para louvá-lo e exaltá-lo em tudo nas nossas vidas. Como assim? Em tudo realizarmos será de acordo com a vontade de Deus e para agradar a Deus e não aos homens.

Reverência no Culto

A bíblia relata que Jesus chegou ao templo e vendo que os irmãos faziam do templo uma casa de mercadoria, como se fosse feira, expulsou todos dali e disse que a casa do Senhor será uma casa de Oração.

Precisamos nos despertar para a realidade da presença de Deus dentro da igreja e no momento do culto. Não podemos apenas ficar quietos e sentados para ouvir o louvor da igreja, mas também para a palavra do pastor que é a mais importante.

Nós somos adoradores então precisamos de cuidar na valorização de todas as partes de um culto. Não podemos valorizar mais o louvor do que a mensagem e vice-versa. Precisamos estar na presença de Deus em todos os momentos do culto e prestar atenção qual a mensagem que Deus quer passar para você aquele dia, sendo pelo pastor ou sendo pelo um cântico.

O primeiro ato de respeito e reverência ao Senhor no culto é o silêncio acompanhado da reflexão e da oração, com essa atitude desligamos do mundo exterior e nos encontramos com o Espírito Santo, que é uns dos objetivos do culto: estar na presença do Espírito Santo. Precisamos contribuir com a verdadeira reverência do culto, pois precisamos realmente entender a mensagem dada naquele lugar. Deus nos deu de presente a igreja, para crescermos espiritualmente e termos um momento especial na presença Dele.

Não só apenas devemos respeitar o Senhor Jesus que está ali presente, como também os dirigentes (pastores, obreiros, grupo de louvor e líderes). Você gostaria que muitas pessoas tivessem falando um com o outro quando você estaria explicando algo importante para essas pessoas. Esse tipo de atitude de não reverência a seus líderes e as pessoas que estão com a palavra é falta de respeito, educação e falta de temor ao Senhor. Deus não se agrada com essas atitudes, e da maneira que você agir Deus também irá agir na hora de te proporcionar as suas bênçãos, e as pessoas também agirão indiferentes com você, não lhe dando atenção quando estiver falando. Lembre-se tudo que plantar aqui na terra, aqui você colherá, suas ações será o seu espelho, Deus estará observando a maneira que você age perante a presença do Espírito Santo.

Não podemos exercer atividades estranhas ao culto. Que atividades são essas: comunicar com alguém, seja de qualquer maneira, ficar sempre olhando para o relógio, não desligar o celular, ou ficar olhando toda mensagem que chegar no silencioso, levantar-se todo momento para beber água ou ir ao banheiro. Essas atitudes não agradam o Senhor, e sim agrada apenas o seu próprio conforto e conveniência, ou seja, você não esta dando toda honra e glória a Deus.

A verdade é que as pessoas precisam viver o culto, se entregar totalmente e se esquecer de tudo para sentir a poderosa e maravilhosa presença de Deus. Você precisa dar testemunho de vida todo tempo, no culto, na sua casa, na sua escola, na sua profissão, isto é viver em reverência. O ato de reverenciar é implica na ciência de que o SER reverenciado é o próprio Deus. Nenhuma autoridade no mundo por mais importante que seja, não merece tão grau de reverência como Jesus.

O nosso corpo, a nossa vida, a nossa igreja e a nossa mente, merece toda reverência e respeito, por serem utilizados para honra e glória de Deus. Devemos sermos verdadeiros adoradores todo tempo e amar Jesus acima de todas as nossas vontades.

De hoje em diante seremos verdadeiros adoradores, ou seja, teremos reverência quando estivermos na presença de Deus e no nosso dia-dia, pois Deus vive em nós.

7)A ética cristã no culto a Deus no templo
Ética é a ciência que nos ensina sobre o que somos obrigados a fazer, e o que somos proibidos de fazer. Em suma, é a ciência que trata dos nossos deveres para com Deus, o próximo e nós mesmos. Neste artigo, nosso objetivo é aplicar esses princípios no campo espiritual, relacionando-os com o culto divino.
A primeira coisa a ser dita sobre o assunto é que toda adoração a Deus requer de nós um preço a ser pago. Adoração sem preço, sem renúncia, sem exigência, não é verdadeira adoração (2 Sm 24.24). Sempre existiram dois tipos de adoradores: os bons e os maus. Por exemplo: Abel e Caim (Gn 4), Judas e Maria (João 12) e Ló e Abraão (Gn 18). O assunto que vou abordar relaciona-se com o melhoramento do culto divino: sua ordem, reverência e espiritualidade, especialmente no templo.
Esse tipo de matéria é difícil para o articulista, porque leva alguém a pensar que ele é perfeito, exemplo em tudo o que fala e escreve. Portanto, para mim, que sou grandemente falho em tudo, é-me muito difícil fazer o que estou fazendo. (eu que transcrevo para vós, faço minhas as palavras ao articulista).
De qualquer maneira, alguém terá que falar independente de ser perfeito ou infalível, porque, se fosse assim, teríamos de dispensar todos os juízes, todos os delegados, todos os agentes da lei, porque todos são falhos. Mas, quem quer dispensá-los? Cada vez mais precisamos desses agentes da lei, apesar de suas falhas.
É baseado nesse princípio, que resolvi escrever sobre a desordem na casa de Deus, a falta de ética que ocorre no culto divino. Não é que eu seja um espelho (digo o mesmo), um modelo, um perfeito exemplo. Também não me tenham como fariseu, sectário, implicante, intransigente. O que ocorre comigo, deve ocorrer com você, que ama a casa de Deus. Trata-se do cumprimento do que está escrito em João 2.17: “O zelo da tua casa me devorará”.
Todos os salvos têm uma parcela de responsabilidade na obra de Deus, e isso inclui a cooperação para a boa ordem do culto. Há necessidade de que cada um sinta dores de coração, angústia e preocupação pelo estado de coisas porque passa o culto divino em nossas casas de oração atualmente. Ou os irmãos acham que o que está ocorrendo em nossos cultos deveria ficar como está? Não! Está na hora de um BASTA! Em nome de Jesus e através da oração, jejum, cooperação e providências em cada um. É preciso pôr termo às anormalidades que vêm ocorrendo em todas as fases do culto, na maioria das igrejas, congregações e pontos de pregação.
1)Atitudes impróprias no púlpito
1.       Contar gracejos, anedotas ou usar vocabulários vulgares. Não confundir essas coisas com ilustrações adequadas.
2.       Falar gritando o tempo todo. Para que serve o microfone? Há crentes e não crentes que já deixaram de frequentar certas igrejas porque seus ouvidos não suportam mais o barulho louco e constante do pregador, dos hinos e dos instrumentos como todo volume. Isso nunca foi louvar a Deus. Estão muito enganados os que pensam que é.
3.       Fazer uma leitura bíblica para a pregação e nunca mais voltar a ela.
4.       Emitir cacoetes fônicos, como “eh”, “ah”, quando fica em dúvida, numa pausa forçada, indeciso ou em dificuldade, ou quando lê mal.
5.       Ao subir a plataforma, a pessoa convidada a falar não deve apertar a mão de todos lá. O fato de ser convidado a falar ou cantar já dispensa o ato de apertar a mão de quem quer que seja. Ao chegar à plataforma, basta um leve aceno respeitoso com a cabeça ou com a mão.
6.       Não aplicar truques aos pecadores ao fazer o apelo. Pessoas há por aí que hoje não vão aos cultos por causa de vexame sofrido em público por parte do pregador. Por falar em apelo, este deveria ser feito estando os crentes com suas cabeças curvadas em oração.
7.       Quem chega à plataforma para falar não deve usar de mecanismo para com para com os crentes. Exemplo: dizer “A paz do Senhor”! e repetir isso até que haja eco suficiente para agradá-lo. É também o caso do uso indevido, descabido e intempestivo de expressões sagradas, como “Aleluia!”, “Amém!” e “Glória da Deus!”.
8.       Não dar oportunidade a desconhecidos para falar ou cantar. Você está sujeito a vexame, o público ficará escandalizado, a igreja ficará envergonhada e tudo isso ocorrerá por sua conta! Sim,por conta de quem está dirigindo o culto.
9.       Não conversar no púlpito, não despachar expediente, não sair do seu lugar, a não ser numa emergência.
10.    Se você não é o pregador do culto, dose seu tempo quando for convidado a falar. Quando o dirigente do culto convidá-lo para uma “saudação”, isso não deve levar mais de cinco minutos. Tratando-se de “saudação ou rápido testemunho” não é obrigado a ler a Bíblia. Se é “uma palavra”, isso não dele levar mais do que dez minutos. O ideal é que uma pregação não ultrapasse 45 minutos.
11.    Evite o uso de bateria nos cânticos de apelo, que deve ter música suave e em tom brando.
2)A conduta da congregação
1)       A eficácia do púlpito para uma mensagem poderosa depende muito da atitude da congregação durante o culto sagrado.
2)       O crente deve fazer no púlpito aquilo ao dirigente para fazer. Muitos são chamados para dar um testemunho rápido e acabam pregando e, ainda por cima, cantam mais um hino. Muitos pedem para cantar e acabam pregando também, ou então intercalam testemunho e cântico. Isso é impróprio, sendo uma maneira de iludir a boa fé do pastor. Outros vão cantar, mas não dizem quantos hinos vão cantar, e então cantam vários hinos. Isso também está errado em se tratando do culto, onde deve haver equilíbrio.
3)       Quando o coral ou o conjunto cantar, se você não é corista nem integrante do conjunto não cante, porque isso prejudica a execução do coral ou conjunto. Se você conhece o hino que o coral está cantando, cante intimamente ou então ingresse no coral ou conjunto. Pior é o que constatamos ocorre com solistas, que sem pedirem nada a ninguém, quando ele ou ela menos espera, está “acompanhado” de um bom número de “auxiliares”, e geralmente desafinados.
A mesma coisa acontece com os irmãos que tocam instrumentos. Se o cantor (ou conjunto) quisesse acompanhamento, eles o solicitariam antes.
4)       Irmãos chamados para ler a Bíblia (leitura oficial) acabam falando outras coisas também. Se você foi convidado só para ler a Bíblia, faça somente isso. Não tome liberdades. Não se ponha a falar nada mais.
5)       Não copie o modelo de outros pregadores, porque isso jamais dará certo. Procurar sempre melhorar, isso sim; mas imitar os outros, não; porque assim você perde a sua individualidade, a sua identidade; que é a sua marca registrada.
Quando você tenta ser aquilo que não é, imitando alguém, você perde aquilo que caracteriza você.
OBS: Algumas dessas normas seguem a liturgia da Assembleia de Deus no Brasil, e é lógico não são obrigatórias a todos os ministérios.
Algumas regras se aplicam a igreja, ao pregador, ao dirigente do culto (seja ele o pastor local ou não), ao pastor da igreja e aos membros  individualmente
8)ÉTICA NA IGREJA  DO SENHOR JESUS
O que é Ética  - Conforme a definição do dicionário Aurélio é o estudo dos juízos de apreciação referente à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal, ou seja, cada povo em sua cultura peculiar, estabelece o conjunto de procedimento humano como certos ou errados. O Cristão, além do padrão Moral estabelecido pelos homens, deve submeter-se a um padrão mais alto, estabelecido nas Escrituras Sagradas.

O comportamento do crente  - Costumamos dizer que a Bíblia é a “única regra de fé e prática para o cristão”, mas geralmente ficamos apenas na “única regra de fé”. A “única regra de prática” fica no esquecimento. Os fariseus perguntaram: “MESTRE, QUAL É O GRANDE MANDAMENTO NA LEI? RESPONDEUS JESUS: AMARÁS O SENHOR, TEU DEUS, DE TODO O TEU CORAÇÃO, DE TODA A TUA ALMA E DE TODO O TEUENTENDIMENTO. ESTE É O GRANDE E PRIMEIRO MANDAMENTO. O SEGUNDO, SEMELHANTE A ESTE, É: AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO” Mt. 22:36-39. – Amar a Deus é a “Regra de Fé”; amar o próximo é a “Regra da prática da vida cristã”.

Ética é a ciência dos deveres do homem - Isto é, uma ciência que nos ensina como proceder neste mundo. A ética cristã, baseada nas Escrituras Sagradas, nos ensina como andar neste mundo de acordo com a “vocação com que fomos chamados”. A ética cristã trata de fatos concernentes ao procedimento do homem em todas as suas relações. Tiago diz: “SE ALGUÉM SUPÕE SER RELIGIOSO, DEIXANDO DE REFREAR A LÍNGUA, ANTES, ENGANANDO O PROPRIO CORAÇÃO, A SUA RELIGIÃO É VÃ. A RELIGIÃO PURA E SEM MÁCULA, PARA COM O NOSSO DEUS E PAI, É ESTA: VISITAR OS ÓRFÃOS E AS VIÚVAS NAS SUAS TRIBULAÇÕES E A SI MESMO GUARDAR-SE INCONTAMINADO DO MUNDO” – Tg. 1:26, 27.

A missão dada por Deus ao homem para cumprir-se aqui na terra é o assunto especial da Ética Cristã - Ela trata de todas as coisas que se relacionam com a descoberta e cumprimento de tal missão. Pelo estudo da ética vamos descobrir a nossa razão de ser; a razão de todos os poderes e faculdades da alma humana, e como utilizar esses poderes e faculdades em beneficio de uma coletividade. Paulo diz: “LEVAI AS CARGAS UNS DOS OUTROS E, ASSIM, CUMPRIREIS A LEI DE CRISTO” – Gl. 6:2. A missão do homem é, então, o grande assunto da ética cristã.

A Ética Cristã comporta duas grande divisões:

a) Ética teórica – Trata dos princípios que devem governar a vida e o procedimento do homem. Na ética procura-se explicação e a compreensão dos princípios evangélicos envolvidos na arte do relacionamento humano.

b) Ética prática – Trata da aplicação dos princípios estudados na ética teórica referentes ao procedimento do homem. A ética prática tem por fim levar o homem ao cumprimento dos seus deveres: “TUDO QUANTO TE VIER À MÃO PARA FAZER, FAZE-O CONFORME AS TUAS FORÇAS”- Ec. 9:10a.

LITURGIA DO CULTO:

Ec. 5:1 – QUANDO VOCÊ FOR AO SANTUARIO DE DEUS, SEJA REVERENTE. QUEM SE APROXIMA PARA OUVIR É MELHOR DO QUE OS TOLOS QUE OFERECEM SACRIFICIOS SEM SABER QUE ESTÃO AGINDO MAL.

Começa o culto. Durante a leitura Bíblica e os primeiros cânticos, a igreja permanece quase vazia, com meia-dúzia de gatos pingados nas primeiras filas. Enquanto os louvores prosseguem, vão chegando mais pessoas. Algumas se dirigem para frente, pedem licença e vão ocupar, justamente aquele lugarzinho lá no canto, obrigando quem já estava sentado a um contorcionismo de pernas.

Na hora do ofertório, é aquele recreio: enquanto o obreiro dá os aviso – aos quais ninguém presta atenção, claro -, os membros aproveitam para botar a conversa em dia, à boca miúda. Um burburinho toma conta do templo. A pregação começa e, ato continua, crianças choram, celulares tocam e parece que todo mundo sente vontade de ir ao banheiro ou beber água. Mas o Pastor também faz das suas – estende a mensagem e termina o culto quase duas horas depois do horário previsto.

Se você já viu esse filme na sua igreja, não se sinta culpado: ele é mais comum do que se pode imaginar.

“O Culto é para Deus. Não se deve conversar, dar risada e muito menos falar ao celular”. Todavia, certos princípios de convivência aplicam-se perfeitamente à comunidade Evangélica.
“Durante o culto, as pessoas precisam se comportar”. Os bons modos Agradam ao Senhor, mas costumam ser esquecido no meio Evangélico. As igrejas pentecostais enfrentam mais problemas nesta área do que as tradicionais.

As Igrejas históricas vieram de uma formação mais rígidas, como os alemães, que são um povo formal. Já as pentecostais constituem uma mistura de pessoas e comportamentos. Alem disso, é claro, está o temperamento do brasileiro, descontraído e nem sempre organizado.

CELULAR, CHORO E CONVERSAS PARALELAS:

O mau comportamento de muitos crentes, além de causar transtornos, é um péssimo testemunho. E o problema não acontece só durante os cultos. “Tem gente que larga o carro em fila dupla na porta do templo”. Outro problema é o ruído das reuniões. Além de incomodar quem esta dentro da igreja – “Causa até surdez nos mais velhos” – chama a atenção de quem está fora, e não exatamente de forma positiva. “Não é de hoje que os evangélicos são rotulados de barulhentos e insubordinados pelos vizinhos das congregações. Som alto e vigílias barulhentas são falta de educação e de respeito”.

Nota zero em comportamento também leva os Pastores, obreiros e líderes que atrasam ou prolongam demasiadamente o culto. Muitas vezes, sob o pretexto de estarem sendo movidas por Deus, às reuniões ultrapassam horas além do previsto.
(I Co. 14:32, 33 e 40 – O ESPIRITO DOS PROFETAS SÃO SUJEITO AOS PROFETAS. ..-( MAS O ESPIRITO SANTO NÃO) POIS DEUS NÃO É DE DESORDEM, MAS DE PAZ. - MAS TUDO DEVE SER FEITO COM DECÊNCIA E ORDEM).

Há pessoas que dependem de condução ou carona; quantas esposas que seus maridos não são crentes que acabam sendo prejudicadas. em uma festividade de uma igreja fique abismado ao ver a organização desta igreja. O grupo de louvor cantou tanto que os convidado não teve  nem espaço para canta Isso depois de três horas e meio de culto. – “Uma desconsideração”. Quando uma igreja visita outra para ministrar louvores ou mensagem, ensina ela, o ideal é que os locais sejam breves
Nos cultos os celulares “às vezes, mais de um tocam ao mesmo tempo, E pior é que tem gente que ainda atende”, lembro-me certa feita estava em um congresso de jovens, sentado junto ao púlpito desta igreja na hora em que o Pastor estava ministrando, um pastor que estava ao meu lado o celular dele tocou e ele atendeu.

E o pior é que as pessoas vão ao banheiro,   A  boletim informativo da igreja é notificado acerca deste assunto, “para que desliguem o aparelhinho”.

I Co. 14:26 – PORTANTO, QUE DIREMOS, IRMÃOS? QUANDO VOCÊS SE REUNEM, CADA UM DE VOCÊS TEM UM SALMO, OU UMA PALAVRA DE INSTRUÇÃO, UMA REVELAÇÃO, UMA PALAVRA EM LÍNGUA OU UMA INTERPRETAÇÃO. TUDO SEJA FEITO PARA A EDIFICAÇÃO DA IGREJA.

“ nos cultos depende muito da visão  da igreja. Em algumas, o culto é mais descontraído, o que favorece conversas paralelas”; no entanto, que em algumas congregações o que falta é estrutura, e não educação.

“Muitas templos nem têm berçário, uma sala exclusiva para trabalho para crianças”. Então, como impedir que um bebê chore no meio da reunião? Uma criança fique sentada 2 ou 3 horas em uma cadeira ou banco?
Em outras, o problema é que muitos pastores não orientam suas ovelhas sobre etiqueta e boas maneiras no ambiente de culto.

Questão de Reverência

Quando entrar na Casa de DEUS não esqueça:

1. Coloque o celular no vibracall ou desligue;
2. Evite conversas paralelas durante o culto;
3. Não jogue papel ou copo descartável no piso da Casa de Oração, Use o Lixo.
4. Evite entrar e sair desnecessariamente;
5. Não use boné ou bermuda na Casa de Oração;
6. Não dê canetas ou lápis para seus filhos, para que não risquem paredes ou cadeiras;
7. Orientem seus filhos à não brincarem com água ou copos descartáveis

2 comentários:

  1. Posso foliar a bíblia no meio do culto,conferir a pregação????me diga aí com base bíblica... só pra tirar uma duvidú

    ResponderExcluir
  2. Ótimo esboço,Ótimos Livros ,gostei muito, voutisseguir parabéns....

    ResponderExcluir